Engenheiro XXI

Engenharia de Saneamento ganha pós-graduação em Pirassununga

 

O saneamento básico é fundamental para a preservação do ambiente ou sua recuperação. Contudo, no Brasil, 80% do volume produzido de esgoto ainda é lançado – sem qualquer tratamento – em rios e mananciais, o que compromete o abastecimento de água. Para contribuir com a formação profissional daqueles que lidam ou querem atuar no segmento, a Feap (Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga) ministra o curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento.

Um dos coordenadores da empreitada, o professor Aparecido Vanderlei Festi, ressalta que dados obtidos pela pesquisa de saneamento básico, realizada pelo IBGE em 2002, apontam para uma necessidade de ampliação iminente dos serviços: “A água potável ainda não chega a todos os brasileiros, mas já atinge 80% da população, enquanto 60% do lixo ainda é jogado a céu aberto”, sem nenhum beneficiamento.

O objetivo do curso é oferecer aos profissionais subsídios, como metodologias de planejamento urbano; biologia e sistema de esgotos sanitários; saúde pública; abastecimento de água potável; drenagem e resíduos sólidos urbanos; poluição atmosférica e ruído; legislação ambiental; controle de águas subterrâneas e didática de ensino superior. Aos que concluírem a grade, há possibilidade de atuarem também como docentes.

São 360 horas de aulas presenciais e mais 90 de estudos orientados, quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h40, e aos sábados, das 8h às 17h20. Com custo de R$ 400,00 na matrícula e 18 parcelas de R$ 380,00. Associados ao sindicato e ex-alunos da Feap têm 10% de desconto.

Mais informações pelo site www.feap.com.br
Por e-mail: feap@feap.com.br
Telefone: (19) 3561-3845

 
Texto anterior

Próximo texto
JE 242