Canteiro

 

SEESP assina convênio de cooperação técnica com Assembléia
Pela nova parceria, o sindicato e o Parlamento paulista desenvolverão estudos visando “análise e sugestão de proposições legislativas relativas a assuntos de interesse público e do setor representado pela entidade”. Nessa temática, incluem-se os planos diretores municipais e a adequação das localidades ao Estatuto da Cidade. Para gerenciar as atividades decorrentes do convênio, foram destacados o diretor-presidente do ILP (Instituto do Legislativo Paulista), Celso Matsuda, e o diretor do SEESP, Laerte Mathias de Oliveira.

O protocolo de intenções foi assinado em 10 de agosto, na sede da entidade, durante café da manhã que contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia (PFL). “Com esse convênio, o SEESP pode participar do dia-a-dia do Parlamento estadual de forma institucional. Pode conhecer os projetos e opinar sobre eles. Tais pareceres serão do conhecimento dos deputados, que deles poderão se valer para votar”, afirmou.

Planos e reivindicações – Garcia aproveitou ainda o encontro para falar sobre seus outros projetos à frente da Assembléia. Entre eles, a reforma administrativa da Casa, que dispõe de orçamento de aproximadamente R$ 500 milhões e tem 4 mil funcionários, visando modernizá-la. “Como resultado, no final no ano, conseguiremos devolver cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos”, assegurou. Outro projeto importante, segundo ele, é aprimorar a autonomia do Legislativo em relação ao Executivo. Para isso, será criado um sistema independente de avaliação do serviço público. Além disso, pretende implantar uma ouvidoria do Estado na Assembléia.

No ensejo, o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, informou a Garcia quanto a questões que hoje estão na agenda dos engenheiros e dizem respeito ao Legislativo. “Estamos fazendo de tudo para impedir a privatização da Cteep (a transmissora paulista que foi incluída no Programa Estadual de Desestatização) e montamos uma comissão estadual para essa luta. Queremos discutir essa questão de forma clara, para que a sociedade entenda o que está em jogo”, afirmou. Ele chamou a atenção do deputado também para os contratos de concessão entre a Sabesp e diversos municípios paulistas, cuja renovação está encontrando dificuldades. “A Assembléia pode ajudar a solucionar esse problema gravíssimo, promovendo a discussão entre as partes”, sugeriu. O terceiro ponto levantado por Campos foi a ameaça de demissão de engenheiros aposentados, mas ainda atuantes, da Cetesb, o que prejudicará o desempenho da agência ambiental.

 

Recorde de participantes na Copa SEESP de Xadrez
Em sua quarta etapa, o evento realizado no dia 31 de julho, em Campinas, Interior de São Paulo, teve a participação de 124 enxadristas. Promovido pela Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro, ocorreu juntamente com o 1º Circuito de Xadrez do Tênis Clube de Campinas. O campeão na categoria absoluto foi Rodrigo de Deus Valente, de Jundiaí. Já Gabriel Nunes, de Mogi-Mirim (Sub-18), foi agraciado com o troféu Destaque da etapa. E o prêmio melhor enxadrista tenisclubense ficou com o veterano Edson Franco.

A próxima etapa dessa copa está prevista para acontecer no dia 28 de agosto na cidade de Cordeirópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal. Mais informações no site www.xadrezrapido.com.

 

Engenheiros representarão cidade de Araras
Dos 12 delegados eleitos na segunda Conferência Municipal das Cidades, realizada pela Prefeitura local no dia 30 de julho, oito são engenheiros. Além de serem escolhidos os representantes de Araras na Conferência Estadual das Cidades, a ocorrer nos dias 16 e 17 de setembro, na ocasião, também foram definidas as prioridades para o município.

 

Belluzzo leva Juca Pato
Pela publicação do livro “Ensaios sobre o capitalismo no século 20”, o economista e escritor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo ganhou o Prêmio Intelectual do Ano de 2004 (Troféu Juca Pato), patrocinado pelo jornal Folha de São Paulo. O anúncio foi feito pela União Brasileira de Escritores no dia 8 de agosto. A cerimônia de premiação será em setembro, em data a ser definida.

 

Parlamentar visita delegacia sindical na Baixada
No dia 21 de julho, o deputado federal Marcelo Bueno (2º à dir. na foto) esteve presente à Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista. Estudante de Engenharia Mecânica na Unisanta (Universidade Santa Cecília) de Santos, ele pôde conhecer a entidade e suas ações. E ainda, recebeu a proposta alternativa à reforma sindical encampada pelo SEESP e comprometeu-se a trabalhar em prol dos interesses da categoria.

 

Promore em Barretos na pauta
A participação do sindicato no desenvolvimento da cidade e viabilização do Promore (Programa de Moradia Econômica) no município foram tratados em audiência no dia 10 de agosto com o prefeito Emanoel Mariano Carvalho e o secretário de Governo, José Falleiros de Almeida Filho, pelo presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Barretos, Luiz Antônio Moreira Salata. Minuta de projeto de lei que autoriza o convênio entre a entidade e a administração local para a instituição do Promore encontra-se com o gestor municipal, o qual mostrou-se interessado em implantar o programa em Barretos, que funciona como complemento às políticas de habitação.

 

Texto anterior

JE 261