Engenheiro XXI

Nanotecnologia ao alcance da sociedade

 

Uma corrente da pesquisa internacional, que já encontra adeptos no Brasil, defende que os conhecimentos e inovações tecnológicas não sejam apenas absorvidos pela sociedade, mas que ela atue fortemente na orientação de seus passos.

Para quem se identifica com o tema, uma oportunidade de saber mais a respeito será o II Seminanosoma (Seminário Internacional em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), organizado por diversas instituições, entre elas IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Renanosoma (Rede de Pesquisa em Nanotecnologia).

O evento contará com profissionais do mundo todo, representando as principais universidades de países como Alemanha, Bélgica, Canadá e Espanha. O objetivo é contribuir para que a nanotecnologia se torne um objeto de reflexão das ciências humanas e a discussão ganhe a sociedade.

Segundo Paulo Roberto Martins, pesquisador do IPT e coordenador da Renanosoma, os debatedores abordarão os efeitos da nanotecnologia como transformadora das inter-relações entre os agentes econômicos e sociais, as políticas públicas, os acordos comerciais, os rumos da pesquisa científica, da ética e seu potencial de impacto sobre o meio ambiente.

Entre os dias 19 e 21 de outubro, das 8h30 às 18h. Participação gratuita. O seminário acontecerá no auditório da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP e no auditório Cid Vinio, do IPT, ambos na Cidade Universitária, na Capital.

Inscrições e informações
Site www.ipt.br/eventos/nanosoma, e-mail eventos@ipt.br ou telefone (11) 3767-4918.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 264