Anteprojeto
de lei de transportes e mobilidade é debatido no SEESP
No
dia 30 de março, aconteceu na sede dessa entidade, na capital,
o “Seminário Regional de Apresentação e Discussão
do Anteprojeto de Lei de Transportes e da Mobilidade Urbana”. Promovido
pela Secretaria Nacional dos Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria
com a Prefeitura de São Paulo e o SEESP, o evento deu continuidade
à série de debates iniciada há cerca de um ano com
o objetivo de aprimorar o anteprojeto, lembrou Laerte Mathias, vice-presidente
do sindicato. De acordo com José Carlos Xavier, secretário
nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, encerrada essa etapa, o
projeto será encaminhado à Casa Civil e, posteriormente,
ao Congresso Nacional. “Sabemos das dificuldades para que seja votado
neste ano, mas o contexto pode possibilitar seu avanço, já
que esse vai se inserir no bojo de uma discussão maior sobre o
barateamento das tarifas”, afirmou ele.
Durante o
seminário, os técnicos do Ministério das Cidades,
Alexandre Gomide (diretor de regulação e gestão)
e Alan Trajano (consultor jurídico), apresentaram o texto e seus
objetivos. O principal, segundo o primeiro, é a necessidade de
construir um ambiente institucional e regulatório propício
ao desenvolvimento da mobilidade de forma sustentável. Assim, conforme
sua explanação, no anteprojeto estão contemplados
aspectos como as atribuições dos entes federativos (União,
estados e municípios), os direitos dos usuários, a integração
entre as políticas públicas e a questão dos recursos
ao setor. Todavia, no evento, foram feitas considerações
e críticas ao texto. Entre elas, a necessidade de o projeto de
lei reafirmar a política de mobilidade como fator de inclusão
social e ser reformulado de modo que a União não extrapole
suas competências e se comprometa com a destinação
de recursos ao setor. Também se demonstrou preocupação
que a aprovação da lei facilite as privatizações
no setor, uma vez que a proposta fundamenta a contratação
dos serviços de transporte coletivo na Lei de Concessões
(nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995).
Modelagem
e simulação de eventos discretos
Esse
é o título de livro recém-lançado no Brasil.
De autoria dos engenheiros e professores Leonardo Chwif e Afonso Medina,
a obra vem preencher uma lacuna, uma vez que a literatura existente sobre
o tema é basicamente estrangeira. Está dividida em nove
capítulos e cinco apêndices. Em suas páginas, são
abordadas, com linguagem didática, todas as etapas para a realização
de um estudo completo de simulação. A publicação
engloba, assim, modelagem conceitual e de dados de entrada, implementação
de modelos, validação e verificação e análise
dos resultados, além de estudos de casos. Maiores informações,
inclusive sobre como e onde comprar o livro, podem ser obtidas pelo site
www.livrosimulacao.eng.br.
Curso
de comunicação lingüística
Esse
acontece na sede da Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro e destina-se
a profissionais de diversas áreas, incluindo os engenheiros. São
20 vagas para cada turma, sendo uma com aulas em maio (dias 4, 11 e 18)
e outra em junho (6, 13 e 20), das 19h às 22h. O custo é
de R$ 160,00 para pagamento a vista. Em duas parcelas, sai por R$ 85,00
cada e em três, R$ 60,00. Inscrições podem ser feitas
pelo telefone (19) 3534-9921, com Sônia.
Alternativas
para substituir o diesel
Na
reunião do GTTM (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade)
do SEESP, realizada em sua sede, na cidade de São Paulo, no dia
29 de março, “Estudo de alternativas energéticas ao
diesel” foi exposto por Simão Saura Neto, gerente geral de
Engenharia Veicular da SPTrans (São Paulo Transportes S.A). Foi
apresentada uma tabela comparativa entre tecnologias de tração,
com diesel, álcool, gás natural, eletricidade (trólebus)
e combustível híbrido, que, considerando os atributos ambiental,
financeiro e técnico-operacional, resultou na classificação
dessas energias. Neto disse que o objetivo da SPTrans é buscar
alternativas ao diesel, especialmente para adoção no Corredor
Expresso Tiradentes (antigo fura-fila). A operação experimental
do primeiro trecho iniciará em outubro e compreenderá 8,5
quilômetros – a previsão é que atinja 32km até
2009. Para Ronaldo da Rocha, do Sindicato Interestadual da Indústria
de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários,
uma solução definitiva ao Tiradentes e outros corredores
seria o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Segundo Laerte
Conceição Mathias de Oliveira, coordenador do GTTM e vice-presidente
do SEESP, esse sindicato defende a implantação de um sistema
de transporte eficiente, sustentável e que utilize combustível
não-poluente.
Momentos
de tecnologia em Franca
Com
o objetivo de informar os profissionais da região sobre novas tecnologias,
foi criado pela Delegacia Sindical do SEESP na cidade, juntamente com
outras entidades locais, o programa “Momentos de Tecnologia”.
Como parte da iniciativa, foi realizada no dia 31 de março palestra
sobre o tema “Hidrômetros – Tecnologia, diferenças
entre classes, dimensionamento e perdas”, ministrada por Tarcísio
Leão, tecnólogo do desenvolvimento de produtos da Lao Indústria
– Sistemas de Medição. Prestigiaram o evento mais
de 50 pessoas.
São
Paulo: realidade e perspectivas
Lançado
pelo Instituto Maurício Grabois e publicado pela Editora Anita
Garibaldi, o livro “São Paulo: realidade e perspectivas –
Efeitos do liberalismo tucano no estado” apresenta em suas 184 páginas
coletânea de artigos que sintetizam as palestras feitas durante
o seminário “São Paulo: realidade e perspectivas”,
realizado em abril de 2005. A publicação apresenta diagnósticos
sobre as políticas adotadas no Estado de São Paulo nos últimos
dez anos em diversos segmentos. Entre os textos, consta um de autoria
do presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, sobre o desmonte
do setor elétrico. A obra pode ser adquirida na Editora Anita Garibaldi
(www.anitagaribaldi.com.br). O preço é R$ 10,00.
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