Saneamento

Feira apresenta novas tecnologias para o setor

Em sua 17ª edição, acontece entre 8 e 10 de agosto, no Expo Center Norte, na capital paulista, a Fenasan (Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento) e o Encontro Técnico da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), realizadora do evento. Paralelamente ocorre o 3º Fórum de Tecnologias. Nesse, serão exibidos, conforme a assessoria de imprensa da entidade, modernos avanços tecnológicos. Segundo o seu presidente, Walter Orsati, a mostra, que em 2006 tem entre os apoiadores o SEESP, é a maior da América Latina voltada ao segmento.

Com o objetivo principal de “apresentar o que existe em termos de novas tecnologias, equipamentos e sistemas de água e esgoto, bem como promover a troca de informações entre os profissionais do setor”, deve reunir mais de uma centena de expositores e despertar o interesse inclusive de técnicos de outras nações. A expectativa da organizadora é receber – neste ano em que celebra 20 anos de existência – aproximadamente 15 mil visitantes; em 2005, foram 11.500. Embora aberta a interessados em geral, tem seu público-alvo formado essencialmente por funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), representantes de municípios, consumidores dos sistemas de abastecimento de água, engenheiros e demais profissionais da área tecnológica. Entre as inovações que os participantes poderão conferir, Orsati aponta sistemas de vedação de tubos e de monitoramento e controle de redes de abastecimento de água através de GPRS (tecnologia por celular).

Sob o tema “Evitar o desperdício de água, responsabilidade e comprometimento”, o encontro técnico, por sua vez, destacará a importância da educação ambiental e conscientização quanto a usar de forma adequada a água, recurso escasso e imprescindível à sobrevivência no planeta. Com esse enfoque, o consultor e jornalista Cesar Romão discorrerá sobre o tema “O seu futuro depende de você”. Em debate hoje em muitos condomínios paulistas, a efetuação da medição individualizada como forma de economizar em habitações verticais será posta à mesa durante o acontecimento. Conforme Olavo Alberto Prates Sachs, diretor cultural da Aesabesp, o evento visa, com isso, contribuir para despertar o sentimento de cidadania entre os participantes.

Demandas e perspectivas
Trabalhos apresentados no encontro técnico apontarão ainda demandas e perspectivas para o setor. Uma das pretensões é chamar a atenção para os parcos recursos destinados ao segmento, em especial por parte dos poderes públicos estadual e federal, e como isso afeta a universalização dos serviços e a saúde da população. Hoje, a Sabesp divulga que o índice de abastecimento de água é de 100% e de esgoto coletado, 78%. Sobre esse percentual, são tratados 62% – esse é o maior problema, avalia Orsati, entre municípios paulistas em que a companhia atua. De acordo com ele, a empresa atende cerca de 50% do Estado, o que perfaz em torno de 25 milhões de pessoas, e investe quase R$ 1 bilhão por ano, com verbas próprias. Precisaria de mais recursos – em nível nacional, indica o presidente da associação, seriam necessários em torno de R$ 10 bilhões por ano, aproximadamente 1/3 disso para suprir as necessidades de São Paulo. “Há sistemas precários, devido a essa carência.” Com base em levantamento feito pela Abdib (Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base), a assessoria de comunicação da Aesabesp revela que em 2005 operadores privados e administrações públicas aplicaram 0,22% do PIB (Produto Interno Bruto) em saneamento. “Para garantir acesso a todos os cidadãos, são necessários aportes de, no mínimo, 0,63% do PIB por ano, ao longo de duas décadas.”

Além disso, no encontro deve ser abordada a importância da qualidade da água, preservação de mananciais, gestão pública no setor e regulação, incluindo a questão da cobrança pelo uso da água e o papel das agências estaduais nessa questão. A ausência de aprovação da Lei Federal de Saneamento será lembrada nesse tópico, bem como suas conseqüências. Até o final de junho, estavam confirmados 90 trabalhos. Na concepção de Sachs, trata-se de oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais do segmento.

As inscrições à Fenasan são gratuitas e o horário de funcionamento é das 10h às 20h. Já ao encontro, o custo é de R$ 70,00 (filiados à Aesabesp pagam R$ 30,00). As palestras acontecem das 9h às 18h. Maiores informações nos sites www.fenasan.com.br e www.aesabesp.com.br ou pelos telefones (11) 3284-6420 e 3263-0484.

20 anos de Aesabesp

Neste ano, a Fenasan (Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento) e o Encontro Técnico da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) marcam a comemoração de duas décadas de atividades da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp). Fundada em 15 de setembro de 1986, a entidade reúne profissionais da área tecnológica da maior empresa de saneamento ambiental da América Latina, a Sabesp. Seus principais compromissos, conforme sua assessoria de comunicação, são a integração dos seus filiados, a difusão e o intercâmbio de tecnologia e conhecimento. O evento que realiza anualmente desde 1990 se insere nesse contexto.

Texto anterior