26/01/2015

Crise hídrica e reivindicações na pauta dos trabalhadores da Sabesp

O presidente e o vice do SEESP, respectivamente, Murilo Celso de Campos Pinheiro e João Carlos Gonçalves Bibbo, e demais entidades representativas dos trabalhadores da Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp), participaram de reunião com os novos secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, e presidente da companhia, Jerson Kelman, na sede da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado São Paulo. O encontro foi no dia 22 último, na Capital paulista.

Foto: Paula Bortolini
Bibbo Secretaria 22JAN2015 3 editadaDirigentes do SEESP participam, com demais representantes dos empregados da Sabesp, de reunião
com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, e outras autoridades do Governo de São Paulo

Os dirigentes sindicais manifestaram preocupação com a grave crise hídrica por que passa o estado paulista e apresentaram, também, uma pauta de reivindicações dos empregados. Sobre o primeiro tema, as entidades entregaram o documento “Propostas para gestão dos recursos hídricos e do saneamento do Estado de São Paulo”, onde indicam que “a severa estiagem que perdura ao longo dos últimos dois anos é exemplo marcante das crescentes incertezas e complexidade hídrica da macrometrópole paulista que, associada à vulnerabilidade climática, expõe a população a elevados e indesejados riscos de desabastecimento público em regiões densamente habitadas e com intensa atividade econômica”.

Nesse sentido, fazem propostas para ações emergenciais e imediatas, como a elaboração e implantação de um plano de contingências, com ampla participação de segmentos sociais e partes interessadas. Entre outras medidas, o plano prevê a constituição de um comitê de gestão, com a participação de órgãos do Estado, de municípios, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e representantes da sociedade civil; conservação dos estoques atuais de água nos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP); a garantia de integridade dos equipamentos das captações e estações de tratamento de água; e a promoção do aproveitamento de águas pluviais para usos não potáveis mediante orientação técnica dos órgãos de saúde pública.

Sabesp moderna
As entidades também entregaram às autoridades o documento “Propostas para a nova gestão da Sabesp”, onde ressaltam que em diversos momentos da história da empresa “unimos nossas forças para a superação de panoramas que desafiavam a sua continuidade”. E prosseguem: “O objetivo de nossa contribuição tem o intuito de consolidar a Sabesp como empresa moderna, com foco no cliente e administrada por resultados, e admirada pelos seus públicos interno e externo.”

Para tal, propõe no âmbito da organização e gestão: proteger as finanças da empresa; intensificar ações e investimentos para controle e redução de perdas, priorizando a sustentabilidade, a reposição de ativos obsoletos, a modernização de equipamentos e instalações etc.. Já com relação a política de desenvolvimento humano, reivindicam revisão do atual Plano de Cargos e Salários para a valorização dos quadros técnicos e operacionais; redução de cargos comissionados ou ocupados por indicação sem concurso público; estabelecimento de diálogo permanente com sindicatos e associações representativas; realização de concurso público para admissão de empregados em todos os níveis; solucionar a dívida atuarial da Sabesprev; reestruturar os planos de saúde; entre outros itens.

Além do SEESP, assinaram os documentos: Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS), Associação dos Administradores da Sabesp, Associação dos Engenheiros da Sabesp (Aesabesp), Associação dos Profissionais Universitários (APU), Associação Sabesp, Sindicato dos Advogados no Estado de São Paulo (Sasp), Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos (Sintius).

Rosângela Ribeiro Gil
Imprensa SEESP