O MERCADO À PROCURA DE LÍDERES |
Cada vez mais exigente, o mercado demanda
aptidões que vão muito além do conhecimento técnico. Liderança é uma
delas. Para o especialista no assunto, Tom Peters, em declaração à revista Você s.a., o atributo é fundamental para se gerir a própria carreira e dar conta das atribuições profissionais. Então, aí vão algumas dicas: • Saber motivar e manter o trabalho em equipe é vital. • O melhor líder de um time não é, necessariamente, o melhor jogador. Ele deve ser um bom captador e gestor de talentos. • Relacionamentos. Essa deve ser temática constante na mente de quem quer que se suponha um líder. Saber criar, alimentar e mobilizar uma teia eficiente de relações é saudável e, para Peters, uma característica muito bem-aproveitada pelas mulheres. • Além de um bom humor inabalável, saber rir de si mesmos e das situações, os líderes precisam estar sempre prontos a adaptar, mudar, esquecer, perdoar. Deixar pra lá as falhas do passado e os deslizes, mas aprender com eles para melhorar constantemente. • Sempre pensar em inovações para questões que se apresentam. • Respeitar os membros da equipe é fundamental e influencia no seu desempenho. • Ser um comunicador incansável, e, principalmente, um ouvinte muito atento. EM TEMPO - Para quem já se imaginava prestes a ter seu prazo de validade vencido, muitas empresas estão chegando à conclusão de que profissionais maduros compensam pela maneira como se relacionam com os problemas, equacionando-os sem desgaste maior do que o necessário. Portanto, quem tem mais de 40 anos pode manter as mangas arregaçadas e o desejo de reciclagem alerta, porque o mercado está propício, a despeito inclusive do que afirmam algumas agências de recolocação profissional. |