VENDAS SÃO OPORTUNIDADE PARA ENGENHEIROS

Atuar na área comercial é opção aos que não querem seguir carreira convencional. A escolha foi feita por Paulo Eduardo Sorge, representante de Vendas Diretas da Fiat e engenheiro mecânico por formação, que garante estar realizado profissionalmente. Na empresa há quase oito anos, desde que se graduou pela Unip (Universidade Paulista), iniciou no suporte e atendimento ao cliente e depois passou pela pós-venda com ênfase à assistência técnica. Hoje, trabalha na área comercial especificamente junto à pessoa jurídica e ao Governo, segundo ele segmentos em ascensão. Conforme Sorge, no primeiro caso, as vendas são feitas para frotistas e locadoras e no segundo, através de licitação pública, para renovação de veículos da Polícia Militar e Sabesp por exemplo. “Somos cinco representantes que atendem o Estado inteiro”, conta.

Embora outras companhias já o façam, até adotando a nomenclatura de “engenheiro de vendas”, a Fiat particularmente não coloca a formação na área como pré-requisito à contratação no setor comercial. Além do diretor de Vendas, Sorge é o único engenheiro da equipe e considera isso uma vantagem na hora de negociar. “Fazemos uma consultoria junto ao cliente para saber qual a sua necessidade e oferecer o carro que melhor lhe convém. Nesse momento, facilita muito ter um embasamento técnico, funciona como argumento de vendas”, enfatiza.

Mercado em expansão
Na sua concepção, esse é um mercado em expansão para o engenheiro, pois cada vez mais é exigido um profissional polivalente. “Não adianta ser especialista somente num ponto, é preciso atuar em várias frentes”, acredita. Sorge, que chegou a estagiar na área técnica, em uma empresa de instalação de ar-condicionado, assegura não ter sido empurrado pelas dificuldades para a área comercial. Foi essa visão de oportunidade que levou-o a optar por seguir tal carreira. “Quando me formei, eu já imaginava que seria um futuro enriquecedor. Percebia que o mercado era muito carente desse tipo de profissional completo. Desde a época da faculdade eu pensava assim e hoje comprovo isso. É um universo muito amplo e o crescimento é constante”, constata.

Certo de que o caminho é diversificar, ele busca agora agregar mais um conhecimento. Concluirá neste ano a pós-graduação em Administração Financeira e Controladoria pela Faculdade Oswaldo Cruz. “Muitas vezes o comprador nos questiona quanto ao aspecto financeiro, se é o melhor preço e modelo levando-se em consideração custos de manutenção e com combustível, por quilômetro rodado, então é importante ter também tal embasamento para apresentar estudo ideal ao cliente. Quem consegue afinar mais essa percepção de mercado, sai na frente realmente”, conclui.

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