Instituto
visa valorização da vida |
Contribuir para uma mudança de comportamento, de modo
a tornar mais humanas as relações no trânsito e transporte. Esse é o
objetivo precípuo do IHTT (Instituto de Humanização do Trânsito e
Transporte), organização não-governamental fundada em março de 2001, de
âmbito nacional, que pretende, através de suas ações, promover a
valorização da vida e o resgate da cidadania nesse segmento. “O trânsito está muito violento, a ponto de as
pessoas saírem um final de semana para se divertir e não voltarem. Morrem
no Brasil 37 mil por ano instantaneamente no local do acidente, fora as que
falecem no hospital ou ficam com seqüelas. Em todas as ocorrências com vítima
fatal nas estradas do Brasil há falha humana, mesmo que associada a outro
componente. E 70% dos acidentes ocorrem por envolvimento com álcool e
drogas. É preciso conscientizar os cidadãos que eles estão se matando e
aos outros”, enfatiza o engenheiro Ricardo Teixeira, presidente nacional
do IHTT. Para tanto, segundo ele, o caminho é informação. O
instituto tem promovido encontros para trocas de experiência e tecnologia,
debates, palestras, seminários sobre a questão de segurança, bem como ações
educativas não apenas junto a adultos, mas também a crianças. “Temos
conteúdo didático pronto, aprovado pelo MEC (Ministério
da Educação e Cultura), para alunos desde a primeira série escolar até
a oitava, de modo a garantir no futuro um comportamento diferente do que
vemos hoje.” O intuito é introduzir a educação no trânsito
inicialmente em todas as escolas de ensinos fundamental e médio no Estado
de São Paulo. Para alcançar a meta proposta, falta apenas quem patrocine a
iniciativa. Segundo Teixeira, o custo é de seis reais por criança/ano,
incluída a reciclagem e treinamento de professores e apostilas. Alguns
municípios já compraram a idéia e há interesse por parte da iniciativa
privada. “As prefeituras de Londrina e Taubaté já estão implantando em
algumas escolas. A Autoban, concessionária de rodovias, comprou o projeto
para implementá-lo nas 17 cidades lindeiras à Anhangüera e à
Bandeirantes, para atender todas as crianças da região em cinco anos. São
ações pontuais”, relata. Abrangência Interação Além disso, o IHTT tem uma peça de teatro pronta,
cujo tema é mudança de comportamento e valorização da vida, a ser
interpretada nas estações do Metrô de São Paulo, e está com a campanha
“taxista da família”, juntamente com os trabalhadores desse setor, de
modo a incentivar o uso dos seus serviços, em lugar de a pessoa comprar o
segundo ou terceiro carro. “É mais barato e seguro”, acredita. Para Teixeira, essa linha de trabalho vai ao encontro
da finalidade do IHTT, de garantir o ir e vir com segurança, conforto e
fluidez. “Trânsito e transporte não podem ser tratados como apenas mais
um problema, pois afetam a todos. É no nosso segmento que circula toda a
riqueza do País, então as pessoas precisam interagir com ele.” |