Canteiro

Vitória: recursos da Cide vêm para o Metrô e CPTM
Os estados e municípios começam a receber 29% dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) – cobrada sobre combustíveis desde 2002 – a seus projetos na área de transporte. Para São Paulo, estão sendo liberados R$ 260 milhões. Do total, metade vai para a Dersa, que cuida da malha rodoviária, e metade será dividida entre o Metrô e a CPTM da seguinte forma: R$ 50 milhões à primeira companhia e R$ 80 milhões à segunda. Trata-se de uma importante sinalização, pois há mais de 20 anos o Metrô de São Paulo não recebe recursos a fundo perdido do Governo Federal. Importante vitória, a destinação desse montante é fruto da mobilização das entidades que integram o MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos). Entre elas a Abifer e Simefre (Associação e Sindicato da Indústria Ferroviária), Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô) e o SEESP – por intermédio de seu diretor, Laerte Mathias. Essas travaram luta histórica para assegurar o repasse prioritariamente aos programas de infra-estrutura de transporte coletivo, de modo a solucionar a grave crise de mobilidade que assola os grandes centros urbanos.

 

Sindicato é homenageado em Araraquara
A Câmara Municipal da cidade realizou no dia 29 de abril sessão solene em homenagem ao SEESP e conferiu a essa entidade o diploma de honra ao mérito, pelos serviços prestados na localidade, através de sua delegacia sindical.

 

Participação nos resultados nas energéticas
Em assembléias gerais no dia 6 de maio, os engenheiros da CTEEP aprovaram o pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que corresponderá a 80% do seu valor. Parte será fixa e dividida por igual entre todos os funcionários (65% do montante) e parte será proporcional aos salários (35%).

Na Cesp, os engenheiros receberam o equivalente a 90% da PRR (Política de Remuneração e Resultados) de 2003 no dia 6 de maio, sendo uma parte fixa de R$ 1.410,85 e uma variável equivalente a 42,75% do salário base.

 

Visita a Araras
Com o objetivo de apresentar à comunidade local o presidente da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Murilo Celso de Campos Pinheiro – também à frente do SEESP –, a Delegacia Sindical dessa entidade em Rio Claro promoveu no dia 6 de maio, em Araras, café da manhã. O evento contou com diversas autoridades, entre elas o prefeito de Araras, Luiz Carlos Meneghetti, o deputado estadual Aldo Demarchi, secretários municipais e vereadores. No ensejo, a Câmara Municipal entregou moção de congratulação a Murilo Campos por sua eleição à FNE. Além disso, esse recebeu das mãos de autoridades placa de congratulações.

O presidente da entidade nacional aproveitou a presença da diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras para dar-lhe a notícia de que o Crea-SP deve reabrir a Inspetoria Regional de Araras do Conselho, fechada desde março de 2003.

 

SEESP entra na campanha pela despoluição do Tietê
Após conferir de perto a situação calamitosa do principal rio da capital paulista, os engenheiros que integram o GTT (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana) dessa entidade, coordenado por Laerte Conceição Mathias de Oliveira, decidiram engrossar o coro dos que reivindicam a limpeza e conservação do Tietê. Eles navegaram por suas águas no dia 4 de maio, durante visita técnica patrocinada pela Básico Engenharia e acompanhada pelo consultor Ruy Gelehrter. Na oportunidade, conheceram a barragem nova do Cebolão, a primeira eclusa dentro da cidade de São Paulo, inaugurada há dois meses, que regula o nível do rio, e as obras de rebaixamento da calha e colocação de gabiões, cuja conclusão está prevista para outubro. E chocaram-se com o estado lastimável em que se encontra o Tietê, um esgoto a céu aberto, com oxigenação zero, apesar da melhora em 50% anunciada pelo Governo do Estado como resultado do Projeto Tietê, programa de saneamento para despoluição do rio, do qual a Sabesp é responsável. Para os engenheiros, o desenvolvimento da hidrovia depende da concretização desse trabalho. Seminário em 18 de maio intitulado “A mobilidade e a integração do sistema de transportes hidroviários no Estado de São Paulo”, promovido pelo GTT, discutiria o tema no SEESP.

Texto anterior

JE 233