| 
     Engenheiro
    XXI Comunicação
    é mesmo a alma do negócio!  | 
|
| 
     A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação
    Empresarial) acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre o segmento e
    confirmou, em números, que a comunicação é mesmo a alma de qualquer negócio,
    independentemente de seu tamanho. Portanto, um ponto a ser considerado
    seriamente pelos engenheiros que têm um empreendimento próprio. A pesquisa coordenada ouviu os responsáveis pela
    comunicação em 100 das 500 maiores empresas em solo brasileiro. Juntas
    representam quase 20% do PIB nacional e respondem por aproximadamente 800
    mil postos de trabalho, com faturamento de 2001 estimado em US$ 170 bilhões. Segundo Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje,
    escritor e mestre em Comunicação Organizacional pela ECA-USP, o trabalho
    traz novidades como a hegemônica presença feminina em postos de comando na
    comunicação interna: elas são 68%. Uma questão que deve ser assimilada pelas organizações,
    ressalta Nassar, é que a comunicação interna tem seu custo e carece de
    investimentos. Ele lembra que as líderes de mercado, geralmente, são
    grandes comunicadoras. Um exemplo é o valor per capita investido
    pelas empresas brasileiras no setor: US$ 7/ano. Enquanto as concorrentes
    norte-americanas destinam cerca de US$ 640/ano.  Os veículos de comunicação adotados pelas entidades
    também evoluíram e intranet e e-mails surgem com destaque. Contudo,
    formas tradicionais como informativos impressos ainda estão no topo da
    lista. A pesquisa é rica e mostra que qualquer empresa deve adotar uma
    metodologia de comunicação interna que se adeque ao seu formato. Só não
    pode ignorar sua real necessidade e os benefícios incorporados à cadeia
    produtiva.  
 Para
    saber mais:  | 
|