Engenheiro
XXI Comunicação
é mesmo a alma do negócio! |
|
A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial) acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre o segmento e
confirmou, em números, que a comunicação é mesmo a alma de qualquer negócio,
independentemente de seu tamanho. Portanto, um ponto a ser considerado
seriamente pelos engenheiros que têm um empreendimento próprio. A pesquisa coordenada ouviu os responsáveis pela
comunicação em 100 das 500 maiores empresas em solo brasileiro. Juntas
representam quase 20% do PIB nacional e respondem por aproximadamente 800
mil postos de trabalho, com faturamento de 2001 estimado em US$ 170 bilhões. Segundo Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje,
escritor e mestre em Comunicação Organizacional pela ECA-USP, o trabalho
traz novidades como a hegemônica presença feminina em postos de comando na
comunicação interna: elas são 68%. Uma questão que deve ser assimilada pelas organizações,
ressalta Nassar, é que a comunicação interna tem seu custo e carece de
investimentos. Ele lembra que as líderes de mercado, geralmente, são
grandes comunicadoras. Um exemplo é o valor per capita investido
pelas empresas brasileiras no setor: US$ 7/ano. Enquanto as concorrentes
norte-americanas destinam cerca de US$ 640/ano. Os veículos de comunicação adotados pelas entidades
também evoluíram e intranet e e-mails surgem com destaque. Contudo,
formas tradicionais como informativos impressos ainda estão no topo da
lista. A pesquisa é rica e mostra que qualquer empresa deve adotar uma
metodologia de comunicação interna que se adeque ao seu formato. Só não
pode ignorar sua real necessidade e os benefícios incorporados à cadeia
produtiva.
Para
saber mais: |
|