Datas e horários
Divulgação de datas em breve
Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h15, com 15 minutos de intervalo
Início condicionado à formação de turma
Carga horária, metodologia e material didático
Carga total de 18 horas, em seis aulas síncronas online. Serão utilizadas dinâmicas de grupo, estudos de caso, exercícios práticos e simulações. Arquivos digitais fornecidos para pré-leitura e indicação de referências bibliográficas.
Investimento
R$ 1.800,00 em 3 parcelas de R$ 600,00.
Desconto de 25% para associados aos sindicatos filiados à FNE.
Desconto para grupos corporativos; consultar a coordenação.
Inscrições
Em breve
Informações 
WhatsApp 11 99806-8835, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos
- Conhecer as características e os benefícios ambientais da cogeração a gás natural e biometano.
 - Entender as configurações típicas de 
projetos de cogeração. - Compreender a legislação brasileira 
pertinente à cogeração. - Analisar os principais parâmetros que definem a viabilidade econômica de projetos de cogeração.
 - Conhecer os principais fabricantes de equipamentos para projetos de cogeração.
 - Consolidar os conhecimentos a partir de estudos de caso.
 - Propiciar networking e troca de experiências 
entre os participantes. 
Público-alvo
Profissionais das concessionárias e comercializadoras de gás e de energia representantes de agências reguladoras, fornecedores de produtos e serviços e demais interessados em obter ou aprimorar conhecimentos sobre projetos de cogeração.
Competências
Os alunos que finalizarem o curso reunirão conhecimentos para discutir as principais características de projetos de cogeração e aprenderão a estruturar propostas preliminares que atendam aos princípios técnicos, econômicos e ambientais.
Professor
Ronaldo Andreos, MSc: Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e engenheiro mecânico pela Universidade Paulista (Unip). Possui pós-graduação em Eficiência Energética Industrial pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor dos cursos de climatização e cogeração a gás na Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegas). Possui experiência internacional na transferência de tecnologia e no desenvolvimento de novos fornecedores em países como Estados Unidos, Japão, Índia, Reino Unido e Coreia. Possui vasta experiência no mercado de energia, tendo passado pelas áreas técnica e comercial de cogeração e climatização na Comgás. Atualmente é consultor em Energia, gerente comercial e professor da cadeira de cogeração no curso de especialização em Energias Renováveis do Programa de Educação Continuada (Pece) da Escola Politécnica da USP e no MBA Executivo em Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Coordenação
Eng. Fernando Palmezan Neto (SEESP Educação/FNE) e Prof. Leonardo Caio (Consulfesp)
Conteúdo programático
- Benefícios da cogeração
 - Aplicação dos ciclos na cogeração: água quente, água gelada, ar quente e vapor
 - Rendimento: elétrico e térmico
 - Fator de Utilização de Energia (FUE)
 - Ciclos de cogeração: topping e bottoming
 - Turbinas a vapor, a gás e microturbinas a gás
 - Motor a Combustão Interna (MCI): conceito, aplicação de cogeração, ciclo diesel, ciclo Otto e dual fuel
 - Variáveis do projeto
 - Cogeração (energia elétrica e água gelada): 
demanda de energia elétrica do ar-condicionado
e do chiller por absorção - Combined Heat and Power (CHP): conceito, aplicações e estudos de caso
 - Legislação da cogeração: Resolução 235/2006, Resolução 390/2009 e Resolução 482/2012
 - Poder Calorífico dos Combustíveis: PCI e PCS
 - Análise de viabilidade econômica: balanço termoelétrico, parametrização dos dados e 
métrica comparativa - Cálculo de consumo energético: equipamentos térmicos (aquecedor, caldeiras e bomba de calor), equipamentos geradores (MCI, CHP e turbina a gás) e ar-condicionado (Split, Self, VRF, Chillers Elétricos, GHP e ABS)
 - Cálculo de tarifas: gás natural e energia elétrica no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e no Ambiente de Contratação Livre (ACL)
 - Custos: aquisição, instalação e manutenção
 - Análise financeira: Payback simples e descontado, Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL)
 - Estudos de caso: indústria (água quente), hotel (água quente), indústria (vapor GN), indústria (vapor biomassa) e shopping (água gelada)
 
Certificação
Será fornecido aos participantes que frequentarem ao menos 75% das aulas certificado de conclusão do curso de Cogeração a Gás Natural e Biometano, emitido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), em parceria com a Consulfesp – Consultoria e Formação Especializada e o SEESP Educação.
Motivação
A cogeração é o processo de transformação da energia primária que possibilita gerar energia elétrica e térmica simultaneamente. Entre os seus vários benefícios, destacam-se:
- eficiência acima de 85%;
 - tarifa de cogeração (Cogeração Qualificada), a menor dentre as demais, proporcionando uma excelente economia financeira;
 - suprimento de energia térmica para atender demandas, além de eletricidade para equipamentos e áreas essenciais;
 - contribuição para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pois eleva a eficiência energética e gera baixa emissão de gases de efeito estufa.
 
Há atualmente no mercado uma grande expectativa em relação à redução do preço do gás e do biometano a partir da entrada das comercializadoras de gás, tornando o setor ainda mais atraente. Aos profissionais que se qualificarem, devem se abrir oportunidades de atuação e ganhos financeiros.



 

						
						
						
						
						
