| 
       Mercado
      amplo garante oportunidade   | 
|
| 
     A opinião é de Vitor de Paula, graduado em 1999 pela
    Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp. “As
    possibilidades vão de telecomunicações a planejamento de produção,
    passando por gerenciamento de redes. É um ramo novo que tem aplicações em
    quase todas as áreas, seja indústria ou comércio”, afirma.  Segundo ele, mesmo a recente crise do setor de
    telecomunicações que eliminou muitos postos não deve representar grande
    problema. “Quem saiu dessa área com certeza conseguiu se recolocar em
    outras”, aposta.  Esse ao menos foi o caso dele próprio. Quando cursava
    o último ano da faculdade, de Paula participou do Programa de Capacitação
    Tecnológica da Motorola, ganhando uma bolsa para cursar matérias específicas
    de interesse da empresa na Unicamp. Depois, estagiou na companhia e, ao se
    formar, foi contratado. Ficou até 2001 e atuou ainda por um mês numa
    prestadora de serviços à Motorola. Com o encolhimento do mercado, migrou
    para a Símula Sistemas de Planejamento e Comércio Ltda., que aluga um
    software desenvolvido para realizar o planejamento de produção da indústria
    de papelão.  Ocupando o cargo de analista de sistemas, o engenheiro
    desenvolve melhorias no programa conforme as necessidades dos clientes, que
    se localizam em Paulínia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e até no
    Uruguai.  “A máquina tem que
    produzir de acordo com os pedidos, e a computação envolvida nisso é
    bastante pesada”, garante.  Atuação
    gratificante Apesar dos atrativos, de Paula, que escolheu o curso
    porque sempre gostou de “saber como as coisas funcionam”, avisa que a
    carreira não é para qualquer um. “É preciso gostar realmente. Não
    adianta entrar só porque é uma área com mercado e salário interessantes.
    Quem fizer isso pode se frustrar logo na universidade ou acabar não sendo
    um bom profissional.” Suas perspectivas agora são se aprimorar
    academicamente. E, claro, ficar de olho nas oportunidades do mercado.  | 
|