Comunicação SEESP*
O SEESP e o Sinaenco assinaram nesta terça-feira (23/6) a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 dos engenheiros da consultoria. Assim, foram garantidas conquistas e uma série de benefícios à categoria.
O Sindicato já havia assegurado a data-base em 1º de maio e reposição integral da inflação de 4,11% sobre os salários e benefícios, conforme o INPC. Na sequência, a extensão do reajuste aos pisos profissionais.
As negociações seguiram até que se solucionasse impasse quanto à remuneração da categoria no início de carreira, de modo a garantir valorização ao longo de toda a jornada do profissional no setor da consultoria. Na convenção, assim, foram incluídas cláusulas específicas para tanto.
Além disso, está previsto abono indenizatório para contemplar diferenças decorrentes da aplicação retroativa dos reajustes relativos aos meses de maio e junho de 2026, a ser pago, em caráter excepcional, em parcela única, na folha do pagamento do mês de julho próximo.
Ainda, a convenção abrange adicional de horas extras de 60% (segunda a sábado) e de 100% (domingos, feriados e dias já compensados), exceto quando concedida folga para cobrir o período trabalhado a mais.
Também engloba Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nas empresas abrangidas pelo Sinaenco e benefícios como auxílios refeição/alimentação, morte/funeral, creche, seguro de vida, complementação de auxílio previdenciário, bem como planos de assistência médica, dentre outros. Dentre as cláusulas específicas, garantia de reciclagem tecnológica aos engenheiros da consultoria.
Como contrapartida, a convenção assinada inclui contribuição negocial ao SEESP, conforme divulgado neste site.
O sindicato reforça a importância da participação da categoria para fortalecer a entidade, sua legítima representante no Estado de São Paulo, e seguir garantindo direitos e conquistas.
*Com informações do Departamento de Ação Sindical






