logo seesp ap 22

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 69

29/11/2013

Profissionais liberais discutem desafios do sindicalismo no Brasil

Encontro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) inclui ainda Prêmio Personalidade Profissional, que será entregue a sete agraciados

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) realiza a segunda edição do seu Encontro Nacional nos dias 5 e 6 de dezembro, na cidade de São Paulo. Com o tema “Desafios do sindicalismo de profissionais universitários no Brasil”, o evento deve reunir profissionais de todas as regiões do País e discutir as perspectivas do sindicalismo nas carreiras que exigem nível superior.

* O evento será transmitido ao vivo online

As atividades serão realizadas na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e terão como objetivo estimular o sindicalismo em carreiras de grande expressão na sociedade, como médicos, engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas e economistas.

A proposta é mobilizar de forma qualificada os 12 milhões de profissionais com formação universitária existente no Brasil. “E esse número deve crescer ainda mais, visto que, todos os anos, pelo menos um milhão de pessoas conclui o ensino superior”, destaca o diretor da CNTU, Allen Habert. “Em busca desses profissionais é que o movimento sindical precisa se renovar”, completa o diretor.

Dentro desse cenário, o cientista político Armando Boito Jr e o economista Waldir Quadros são os destaques do primeiro dia do 2º Encontro com o tema “Camadas médias, sindicalismo e desenvolvimento nacional: a necessidade de inovar”.  Ambos são pesquisadores sobre as classes médias, sendo o primeiro estudioso do sindicalismo e o segundo do trabalho.

À tarde, falam o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, e o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. Os dois têm desempenhado papel central, não só na análise do movimento sindical, mas na contribuição prática e decisiva para o seu avanço.

Mobilização e homenagem
O segundo dia do encontro será um convite à mobilização por uma nação justa, desenvolvida e soberana. A diretoria da CNTU apresentará a iniciativa “Brasil 2022: um projeto estratégico para o País que queremos”. Para debater a proposta foram escalados convidados de peso: o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o secretário de Cultura do Município de São Paulo, Juca Ferreira.

À tarde, tem lugar a 3ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU e a posse dos novos membros desse fórum de discussões, que agrega pessoas das mais diversas formações e áreas de atuação, dispostas a interagir voluntariamente com a confederação no debate e proposições de questões de interesse dos profissionais, dos trabalhadores em geral e da sociedade brasileira.

Ao final do dia, será realizada a entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2013. Em sua terceira edição, a homenagem é feita a sete profissionais de destaque na luta por um país melhor (abaixo a relação dos premiados). A Confederação premia os destaques nas seguintes categorias: Economia, Engenharia, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e ainda o melhor profissional na categoria “Excelência na gestão pública”.

Sobre a CNTU – A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários reúne entidades representativas de trabalhadores liberais com nível universitário de profissões regulamentadas. Atualmente, congrega economistas, engenheiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas e odontologistas. Conta com a adesão de cinco federações e 101 sindicatos. Presidida por Murilo Pinheiro, a CNTU foi reconhecida oficialmente em 9 de outubro de 2008 e tem o objetivo de lutar pelos direitos dos profissionais liberais universitários, pelo desenvolvimento socioeconômico brasileiro, pela democracia e pelo fortalecimento do movimento sindical como um todo.

Premiados 2013

Economia: Antônio Corrêa de Lacerda - economista, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)
Engenharia: Romero Jucá - engenheiro, senador por Roraima
Farmácia: Maria do Socorro C. Ferreira - farmacêutica-bioquímica, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Medicina: Paulo Roberto Davim - médico, senador pelo Rio Grande do Norte
Nutrição: Élido Bonomo - nutricionista, presidente do Conselho Federal de Nutrição
Odontologia: Maria Helena Machado de Souza - socióloga, professora da Fiocruz
Excelência na Gestão Pública: Rosa Maria Cardoso da Cunha - advogada, integrante da Comissão Nacional da Verdade

05 de dezembro

9h - Abertura

10h30 - Camadas médias, sindicalismo e desenvolvimento nacional: a necessidade de inovar

14h30 - Sindicalismo e organização dos profissionais universitários: desafios para o avanço

17h30 - Leitura, debate e aprovação da Carta do 2º Encontro Nacional da CNTU - “Desafios do sindicalismo de profissionais universitários no Brasil”

6 de dezembro

9h - Instalação e apresentação da escultura do marco um do Brasil 2022

10h - Brasil 2022: um projeto estratégico de país Apresentação pela Diretoria da CNTU e debate

13h - Intervalo para almoço

14h30 - Posse dos novos membros do Conselho Consultivo da CNTU - “1000 Cabeças para Mudar o Brasil”

3ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU

Debates sobre iniciativas e programações para 2014

Coletivo de Mulheres da CNTU.

Formação das Comissões de Trabalho do projeto Brasil 2022

19h – Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2013 Coquetel de confraternização

Serviço:
2° Encontro Nacional da CNTU
Seminário: “Desafios do sindicalismo de profissionais universitários no Brasil
05 e 06 de dezembro
Local: Auditório Seesp – Rua Genebra, 25 – São Paulo

Rita Casaro
(11) 3113-2651

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e comente:

Receba o SEESP Notícias *