12/05/2014

Audiência pública discute déficit de engenheiros no Brasil

Federação Nacional dos Engenheiros rechaça ideia de importação de profissionais e defende a valorização da categoria. Lançamento de livro marca os 50 anos da FNE.

A discussão sobre a falta de engenheiros para atender o mercado brasileiro chegou ao Congresso Nacional. Inicialmente prevista para ser realizada no dia 12 de maio, a audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal sobre o tema "Investimento e Gestão: desatando o nó logístico do país", com a participação da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), foi reagendada para o próximo dia 21.

A entidade defende que seja ampliado o contingente de engenheiros formados no país como medida essencial ao desenvolvimento, mas rechaça a necessidade de importação de mão de obra hoje.  Segundo Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE, o problema grave atualmente não é de escassez de mão de obra qualificada, mas de valorização desses recursos humanos. “É essencial que se garanta remuneração justa aos profissionais e que se viabilize a carreira de Estado da categoria no setor público”, afirma.

Comemoração

Há 50 anos, completados no dia 25 de fevereiro, a FNE defende a categoria e o desenvolvimento do Brasil. O aniversário será comemorado no dia 13 de maio com jantar, às 19h, no Espaço da Corte, em Brasília (DF). Criada às vésperas do golpe de 1964, a entidade enfrentou o desafio da organização sindical sob o regime autoritário. Hoje, com grande representatividade, a federação tem papel fundamental nas lutas democráticas do país.

Ao longo dos anos, participou do desafio da construção de um projeto nacional de desenvolvimento, abordando a necessidade de investimentos na produção e em infraestrutura. Lançado em 2006, o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento reuniu milhares de profissionais em diversas partes do País para elaborar as bases de um projeto de expansão econômica, com preservação ambiental e distribuição de renda. Essa é a história contada pelo livro FNE, 50 Anos: A luta dos engenheiros brasileiros, que será lançado durante o evento.

Sobre a Federação Nacional dos Engenheiros

Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 500 mil profissionais. A entidade foi constituída com o objetivo de representar nacionalmente a categoria, atuando na coordenação, na defesa e na representação dos profissionais, por intermédio de seus sindicatos.

Atua intensamente na congregação de seus representados e luta pelos direitos dos profissionais, por melhores condições de vida e trabalho e pelo fortalecimento da democracia e suas instituições. Bandeira fundamental da entidade é também a luta pelo desenvolvimento do País com inclusão social. Tal objetivo está presente no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em setembro de 2006, em São Paulo, durante o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), e atualizado por ocasião do VII Conse, em 2009.

Audiência pública discute déficit de engenheiros no Brasil
Quando: quarta-feira, dia 21 de maio de 2014
Onde: Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal
Endereço: Plenário nº 13, Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II, Senado Federal, Praça dos Três Poderes - Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)